22/04/2014

A Semente Chia


A semente chia é rica em Omega-3, fibras e ajuda a emagrecer com saúde
A chia tem chamado a atenção no hall das sementes, passando na frente da linhaça e do amaranto.
E por que tanto sucesso? Simples! A chia elimina gordura, ajudando a emagrecer. "As fibras presentes na semente de chia são do tipo solúveis. Em contato com a água, a chia vira um gel que ‘incha’ o estômago, retarda a fome e a velocidade com que o organismo assimila os carboidratos. As sementes de chia absorvem 12 vezes do seu peso em água, hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino. Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos, eliminando esse excesso nas fezes", explica a nutricionista Márcia Curzio (RJ).
A especialista explica que cerca de 23% da chia é composta por ácidos graxos poli-insaturados, o que a torna a semente com maior teor de Ômega-3 no mundo. "A gordura é resultado de um processo de inflamação no organismo. O Ômega-3 é anti-inflamatório e ajuda o organismo a recuperar o controle sobre o apetite”, explica Márcia.
Além de extremamente rica em fibras, a chia é um tipo de proteína completa, têm o dobro de potássio que a banana, três vezes mais antioxidantes que mirtilo (blueberry), seis vezes mais cálcio que o leite e oito vezes mais Ômega-3 que o salmão. Falta mais algum motivo para aderir a chia? Então lá vai! É rica em antioxidantes e ainda é desintoxicante.
Quer exterminar a gordura no abdômen? A chia é boa de briga! Por ser rica em fibras, aumenta a saciedade e segura a fome por umas boas horas. Mas é o ômega 3 que transforma a chia em um alimento especial, capaz de combater a inflamação nas células, deixando o organismo menos resistente à perda de peso. Cultivada no México e no Chile, ela proporciona mais benefícios: ajuda a equilibrar os níveis de insulina – hormônio que, em excesso, estimula o acúmulo de gordura onde a gente menos gosta, na barriga! A recomendação de uso? Duas colheres de sopa por dia. Uma no café da manhã e outra ao longo do dia.

Como consumir a semente no dia a dia

no café da manhã

• Polvilhe uma colher de sopa no iogurte, na coalhada ou na fruta picada.

• Ou, ainda, acrescente no preparo da omelete.

no lanche da manhã ou da tarde

 • Bata no suco de fruta e no shake.

no almoço ou jantar

• Sirva o arroz com chia. Cozinhe o arroz com você está acostumada e, depois de pronto, polvilhe a semente.

• Também vai bem polvilhada na salada de folhas verdes.

 Benefícios:
- Ação anti-inflamatória:  O ômega 3 é um poderoso aliado no combate da inflamação corporal.

- Melhora do trânsito intestinal, sendo eficaz na constipação (intestino preso(.

- Aliada nas dietas de emagrecimento: Suas fibras solúveis formam um composto gelatinoso , tornando a digestão mais lenta e aumentando a saciedade.

-Antioxidante: Seus compostos bioativos auxiliam no combate aos radicais livres.

- Controla a diabetes: aliada a uma dieta específica, a  grande quantidade de fibras presentes na chia, auxilia na melhora da sensibilidade à insulina, melhorando os níveis de glicemia após a refeição.

- Auxilia o combate às doenças cardiovasculares e colesterol aumentado.

(pesquisado na net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário