26/10/2013

Alimentação e vida


Olá!
Eu amo animais de verdade , inclusive já tive cães, gatos e hoje me contento com um casal de periquitos australianos.
Sei que algumas pessoas vão querer me matar, mas tenho que falar (escrever): não aguento mais algumas pessoas no face que só postam falando de animais sofrendo, cães abandonados e até condenando se comemos carne de qualquer tipo de animal como boi, porco, frango, carneiro etc. Porque não esses animais não devem ser abatidos.
A Bíblia é um livro que trata de todo e qualquer assunto nesse mundo,  e lá está escrito que o povo de Deus  comeu codornas no deserto, cordeiro, peixes e por aí vai...então como eu procuro me ligar nas coisas determinadas pelo Pai
seguirei comendo essas carnes e mais todo tipo de legumes e verduras que adoooorooooo.
Não sou nem serei vegetariana por escolha minha e ponto final!
Vânia

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Alimentação Saudável
por Nutricionista Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470

 A alimentação saudável é uma grande aliada para viver-se mais e melhor. Quem tem preocupação com a saúde não tem como esquecer de caprichar nas escolhas dos alimentos. Atualmente vivenciamos uma grande transição alimentar, onde deixou-se de consumir alimentos naturais para sermos bombardeados de alimentos industrializados, com conservantes, aromatizantes, agrotóxico e etc. Mas a matéria-prima para o nosso organismo funcionar adequadamente são os nutrientes, que infelizmente estão sendo esquecidos na alimentação moderna. Nada como uma quantidade adequada de vegetais e frutas para ajudar o nosso corpo excretar tudo o que não presta. Mas atualmente são minorias na mesa da população, o que faz aumentar o risco de contrair doenças.
A alimentação saudável não é só salada com peito de frango grelhado. Existe uma combinação deliciosa de alimentos. Basta estar aberto para conhecer mais sobre eles e ter vontade de fazer uma mudança de comportamento alimentar. Mas qual será o grande segredo da Reeducação Alimentar?
Primeiro faremos um teste. Pegue um papel e coloque em tópicos o que você considera ser uma alimentação saudável. Em seguida compare seu conhecimento com o texto a seguir.
Você provavelmente irá verificar que parte do conhecimento você tem; mas, o que você realmente coloca em prática do que você sabe? Não adianta apenas saber, precisa trabalhar uma mudança de comportamento. Isso não significa que você nunca mais comerá a fritura ou a guloseima, mas após ler o texto, terá conhecimento para entender como equilibrar a sua alimentação do dia a dia.
Fazendo o correto de 5 a 6 vezes na semana, não terá tantos prejuízos para a saúde ao escolher um abuso na semana, ou seja, apenas um abuso no dia e não um dia de abusos. Pense nisso! Aposto que você respondeu ao teste proposto dizendo que uma alimentação saudável tem frutas, verduras e legumes. Mas será que só esses alimentos são suficientes para termos uma alimentação saudável?
Eu respondo que não. Ter uma Alimentação Saudável significa que precisamos consumir em quantidades adequadas todos os grupos alimentares. Para isso contamos com a Pirâmide Alimentar, nosso guia alimentar.
Na base da Pirâmide encontramos os carboidratos que são responsáveis por trazer energia ao nosso corpo. É essencial consumir esse grupo no café da manhã, almoço e jantar. Caso contrário afetará no rendimento e disposição ao longo do dia. Pão, massa, cereais, milho, mandioca, mandioquinha, bolachas, alimentos integrais são exemplos de carboidratos. Sempre devemos preferir os carboidratos complexos que são os alimentos integrais porque além de trazer energia, eles possuem vitaminas, minerais e fibras. As fibras irão ajudar na regulação do intestino, controle de gorduras ruins no sangue e liberar o açúcar no sangue aos poucos, o que colabora com a prevenção da Diabetes tipo 2.


5 comentários:

  1. Querida Vânia! Tudo bem?
    Gostei de seu post! Aqui em casa passamos a ter uma alimentação equilibrada, desde que Jairo descobriu ter Diabetes , uns 3 anos atrás. E eu recentemente , descobri ter gordura no fígado. Legumes e Saladas são diários aqui em casa ! Comemos carne sim, mas bem pouco. Nos finais de semana, "eu" abuso um pouco comendo massa. Amo Pizza!!!
    Um lindo Domingo e Ótima Semana!
    Bjssss,
    MARY.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm querida Mary estou cuidando mais da minha alimentação.
      Bjs e obrigada pela visita

      Excluir
  2. Caraca adorei a leitura, muitos ensinamentos... Olá amiga, saudades e estou de volta a blogosferação :-) para tanto vim te convidar a participar do 2º Natal Azul da Ilha, temos muitas brincadeiras, estou te esperando no Salão Azul http://ilha-azul-2013.blogspot.com.br/. Beijos perfumados no coração.

    ResponderExcluir
  3. Minha mamy virtual...
    tb não consigo ser vegetariana.
    Amo comer carne rsrsr.
    Sou contra sim a maltratar animais, mas existem animais que são para nossa alimentação.
    E por falar em comida saudável,
    esses ultimo mês tive que ter um cuidado maior com a comida,
    tomara que eu tenha aprendido rsrsr...

    Que você tenha uma linda semana!!!
    Xêro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que nos cuidar sim,maseu como carne com moderação.
      Xero!

      Excluir